Notícias

INSCREVA-SE NAS OFICINAS DO 17o. CURTA SANTOS - CLIQUE AQUI
01/10/2019 às 16:15h

O Curta Santos – Festival de Cinema de Santosestá com inscrições abertas para as oficinas gratuitas de audiovisual de sua 17ª edição. A iniciativa é uma realização em parceria com o Sesc Santos.

As atividades ocorrerão simultaneamente no dia 5 de outubro, sábado, das 10h às 17h, em três locais: Vila Criativa da Vila Progresso (R. Moisés / Antiga Rua 3), Vila Criativa do Morro da Penha (R. Brig. Newton Braga, 39) e Instituto Arte no Dique (Av. Brig. Faria Lima, 1349 – Jd. Rádio Clube).

Interessados a partir de 14 anos podem se inscrever a partir dos links abaixo ou nos respectivos endereços que sediarão as oficinas. Em todas elas, a seleção será por ondem de inscrição.

Os módulos são: Oficina Básica de Audiovisual Para Mulheres, com coordenação de Iasmin Alvares (15 vagas); Oficina de Introdução Ao Audiovisual, com o Noise Coletivo (15 vagas); e Oficina Prática de Audiovisual / Ver e Pensar, Por Meio da Câmera, o Bairro e a Cidade”, com Aílton Martins (20 vagas).

RESUMO DAS OFICINAS

OFICINA BÁSICA DE AUDIOVISUAL PARA MULHERES + SESSÃO “MOSTRA DAS MINAS”
Coordenação: Iasmin Alvarez
Local: Vila Criativa da Vila Progresso
Link direto para inscrição: https://forms.gle/kwHkn9k9LuU9c4ky7
Ou de segunda a sexta-feira, na sede da Vila Criativa

A oficina tem como objetivo despertar o olhar cinematográfico, por meio de dinâmicas e práticas as participantes, sob a ótica feminina na direção. Em seu encerramento serão exibidos filmes que compuseram a Mostra das MINAS. Iasmin Alvarez é realizadora audiovisual e diretora do Mostra das MINAS, evento com filmes dirigidos exclusivamente por mulheres. Também atua como revisora e tradutora. Formada em Cinema e Audiovisual e Letras. Dirigiu os curtas Vá Como Se Seu Namorado Não Fosse Gostar (2015) e Sangria (2016), ambos com temáticas feministas, participantes de diversos festivais dentro e fora do país.

OFICINA DE INTRODUÇÃO AO AUDIOVISUAL
Coordenação: Noise Coletivo
Local: Vila Criativa – Morro da Penha
Link direto para inscrição: https://forms.gle/5yMsFoRUhT7Yxm9g7
Ou de segunda a sexta-feira, na sede da Vila Criativa

Os participantes conhecerão todas as etapas da produção cinematográfica, do roteiro à direção, da sinopse aos quipamentos necessários para a realização de um filme. Serão orientados na criação da sinopse e roteiro de um projeto com o tema “Educação”; e estimulados na captação de material que será posteriormente editado e enviado aos participantes. No encerramento será exibido o filme: Você só dá aula?  O Noise Coletivo reúne amigos com profissões distintas, que decidiu usar o tempo livre para fazer cinema. Seu objetivo é contar histórias por meio do audiovisual. Em 6 anos de existência, já são mais de 30 obras em diversas vertentes, como documentário, ficção, videoclipe, institucional e websérie.

OFICINA PRÁTICA DE AUDIOVISUAL “VER E PENSAR, POR MEIO DA
CÂMERA, O BAIRRO E A CIDADE”.
Coordenação: Ailton Martins
Local: Instituto Arte no Dique
Link direto para inscrição: https://forms.gle/A9ztVgQAfmmAb7Eu9
Ou de segunda a sexta-feira, na sede do Instituto.

A oficina tem o objetivo em seu desenvolvimento a introdução à linguagem documental/jornalística: luz, imagem, áudio e técnicas de entrevista. Ailton Martins, é fotógrafo, jornalista e produtor audiovisual independente, com foco em Direitos Humanos. É o diretor da websérie: Habitação: Caminhos para Cidades mais justas.

* * *

17º Curta Santos

O 17º Curta Santos será realizado entre os dias 1 e 6 de outubro em diversos espaços e salas de cinema públicas da cidade. O evento é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria da Cultura, Sesc Santos, São Judas – Campus Unimonte e TV Tribuna, com realização do Olhar Caiçara. Apoio Cultural: Toledo Seguros, Associação dos Artistas, Garagem Social e Instituto Arte no Dique; Colaboração: Museu da Imagem e do Som - MISS, Cine Arte Posto 4, Cine Paradiso, Co-Cine, Selo Criativo e Rizzieri Eventos.