CURTA SANTOS ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA GRATUITA VIRTUAL SOBRE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS FEMININAS NO AUDIOVISUAL


Atividade ocorrerá em plataforma fechada, entre os dias 15 e 18 de novembro

O 19º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos está com inscrições abertas para oficina virtual ‘A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual’, com orientação de Lorenna Montenegro.

A atividade, gratuita e com vagas limitadas, ocorrerá durante a programação do festival, entre os dias 15 e 18 de dezembro, sempre das 14h às 16h. Os interessados devem acessar o formulário disponível no site https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao até 15 de dezembro. Serão disponibilizadas 30 vagas e a seleção obedecerá a ordem de inscrição.

O curso pretende fazer uma análise de obras audiovisuais e trazer reflexões sobre o olhar de personagens femininas em filmes e séries de TV, através de uma abordagem não canônica. Partindo de teorias da filmologia feminista e de filósofas feministas a roteirista e crítica de cinema, Lorenna Montenegro analisa o olhar masculino dominante nos filmes clássicos e o olhar opositor que se molda a partir de produções de cineastas mulheres.

Aborda ainda as problemáticas na representação de personagens femininas no audiovisual, o protagonismo das mulheres brancas, além da criação de narrativas a partir de outros olhares contra hegemônicos. Também estará em debate a representatividade e a equidade de gênero no mercado audiovisual.

Lorenna Montenegro é jornalista, roteirista e diretora de fotografia. Em 2013 criou a produtora Moana Filmes, com portfólio audiovisual ligado ao mundo dos esportes, meio ambiente e turismo, além de trabalhos de marketing (hoteleiro, de produtos e marcas) e produção de séries e documentários.

Seu 1º documentário para TV, ‘Locais de Noronha’, foi vendido ao canal OFF e ganhou o prêmio de Melhor Filme na Mostra Internacional de Curtas do Berlin Surf Film Festival 2014. Em 2015, o Locais rodou cinemas da Dinamarca, Alemanha e Suíça no Festival Itinerante da Blue Magazine.

No mesmo ano, o curta ‘Meninos de Sal’ foi selecionado para o maior festival de filmes de surfe do mundo, o San Diego Surf Film Festival, e nos anos seguintes ganhou as telonas em outros festivais, do Brasil `a Portugal. Em 2018 foi a vez de estrear no canal OFF outro documentário do projeto LOCAIS, esse feito em Pavones na Costa Rica. O doc ‘Locais de Pavones’ foi premiado em 2020 no festival Surfalorus, nos EUA, como Melhor Fotografia e está disponível internacionalmente em plataformas de streaming como a Amazon Prime.