Público escolhe os vencedores do 18º Curta Santos

Curta-metragem “O Primogênito”, da diretora santista Beatriz Yomoto, venceu na categoria Olhar Caiçara. Já pela mostra Olhar Brasilis, venceu o curta-metragem “Endless Love” (RJ)

Público escolhe os vencedores do 18º Curta Santos

Após exibir online 109 obras, entre curtas e médias-metragens, o 18º Festival de Cinema de Santos – Curta Santos chegou ao fim neste domingo (20), anunciando os filmes e videoclipes escolhidos pelo público como os melhores em cada uma das quatro mostras oficiais: Olhar Caiçara, Videoclipe Caiçara, Olhar Brasilis e Videoclipe Brasilis.

A ficção “O Primogênito”, da diretora santista Beatriz Yomoto receberá o Troféu Maurice Légeard na categoria Olhar Caiçara. O filme mostra os conflitos que emergem entre uma matriarca e seus dois filhos, que vivem reclusos do convívio social. Já na categoria Olhar Brasilis, o curta-metragem que recebeu a preferência dos espectadores foi o documentário carioca “Endless Love”, da diretora Duda Gambogi. A obra percorre os karaokês do Rio de Janeiro registrando o encontro entre cantores e cineastas amadores.

Entre os videoclipes, a premiação regional ficou com a banda santista Autêntica, pela obra “Enquanto Eu Não Me Entender”, dirigida por Fernando Morini e Matheus Pereira; e a nacional, com o duo gaúcho 50 Tons de Pretas, pelo clipe de “Dinheiro”, animação que traz a assinatura do diretor Matheus Heinz.

O festival foi integralmente exibido pelo canal oficial do Curta Santos no Youtube. A cada sessão, um formulário de votação online foi disponibilizado ao público. 

EndlessLove
“Endless Love” – Pela Mostra Olhar Brasilis, público escolheu o documentário carioca como melhor filme.

18º Curta Santos – Pela primeira vez na história em formato virtual em função da pandemia da Covid-19, a 18ª edição do Curta Santos propôs um olhar diverso e aprofundado sobre o momento atual e sobre como a crise mundial de saúde pública impactou a cadeia produtiva criativa, especialmente o setor audiovisual.

Em suas mostras oficiais, o festival exibiu 56 obras vindas de doze estados brasileiros e do Distrito Federal, além de outros 53 filmes em suas programações especiais, incluindo a Mostra Internacional Cidades Criativas, com produções das sete cidades que, além de Santos (contemplada em 2015), possuem o título outorgado pela UNESCO. Atividades formativas em parceria com o SESC Santos e o Ecossistema Ânima também integraram o festival.